-
Arquitetos: junya ishigami + associates
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há uma antiga casa em Kudanshita, construída em 1927 pelo industrial Mankichi Yamaguchi. Entre os envolvidos na sua construção está Tacchu Naito, que elaborou o projeto estrutural da Torre de Tóquio. No belo e antigo jardim desta casa, foi concebido um pergolado que bloqueia suavemente a luz solar especialmente durante o verão.
O objetivo era que o novo pergolado se misturasse com a paisagem histórica acompanhada de uma sensação inerente de antiguidade, apesar de ter sido construído recentemente. Para isso, a madeira usada nos pilares e na cobertura, que se estende por todo o jardim, foi tratada usando a técnica do yakisugi (cedro queimado).
Controlando a quantidade de calor exata, a superfície do cedro é carbonizada, ficando mais resistente ao fogo, aos insetos e os fungos. A estrutura de madeira que se espalha pelo jardim apresenta um desenho orgânico, criado pelo processo de queima, dando espaço para as árvores preexistentes continuarem crescendo, e a madeira carbonizada de coloração preta faz lembrar uma ruína. É como se tivesse se transformado de uma construção nova em ruína instantaneamente, parece ter passado por todas as transformações que a arquitetura poderia enfrentar ao longo do tempo, mas de uma só vez.
Os arranha-céus no horizonte, que eram inexistentes no início da era Showa, agora ficam encobertos pelo pergolado, e os inúmeros buracos na cobertura ajudam a filtrar a luz solar que atravessa a copa das árvores. Fragmentos da paisagem moderna que se revelavam através das árvores desaparecem, a forte luz solar do verão se suaviza, e os usuários desfrutam de um passeio no tempo dentro deste jardim. A estrutura em preto como breu é como uma sombra fresca flutuando entre as velhas árvores em uma tarde de verão. Junya Ishigami